quarta-feira, 1 de julho de 2009

Consulta tensa

Eu estava bem ansioso, hoje era o dia de consulta. Notei minha mãe se arrumando e perguntei onde ela vai sair. Respondeu-me que vai sair comigo para a consulta.

Fiquei azedo.

Então fomos no prédio de CAPS. Aguardamos um pouco e fomos chamados para entrar na sala de psicológa. Ela começou a falar. Pedi desculpas, a mãe começou a falar pra ela que sou surdo. A psicológa ficou surpresa.

Ela tentou falar bem claro para que eu possa ler lábios melhor, mas a mãe atrapalhou. Fiquei calado na maioria do tempo.

Isso piorou a mais... A psicológa falou que estou magro demais. Eu fiz uma pergunta: - Tu acha que sou magro demais? Ela respondeu que sim.

Fiz cara de descaso.

E me perguntou se estou satisfeito com meu corpo. Eu fiquei ruborizado, eu devo responder na frente de mãe?
Então, tive que enrolar. Daí a mãe me olhou bem torto. A psicologa me perguntou quanto tempo que não como carne, pois a mãe falou que fiquei radical ao escolher vegetarianismo, respondi que vai fazer 5 meses. A mãe disse que devo comer carne duas vezes por semana. Eu discordei, começamos a discutir, a psicologa ficou sem jeito.

Hora errada para falar sobre transtorno alimentar na primeira consulta, tudo por causa daquela vaca da mãe.

Continuei calado, fiquei olhando na janela. Quando voltei na realidade depois de mãe me cutucar dizendo que sou igual. Igual de quê, perguntei várias vezes.

Ela começou a chorar. Fiquei sem graça. Clima bem tenso! Preferi não ver naquele momento.

Quando a mãe levantou para sair da sala, a psicologa avisou-me é a hora de conversar entre duas pessoas e foi buscar papéis para escrever.

Então, expliquei porque de estar triste, mas a psicologa me pressionou a falar o motivo principal de estar deprimido. Então, desabafei que eu era uma criança feliz até obesidade chegar. Fiquei gordo de 8 até 13 anos de idade. Ainda mais contei que comecei a emagrecer aos 13 anos.
Ela me perguntou mais uma vez se estou realmente satisfeito com meu corpo. Respondi barriga e peito que não foram ótimos no meu corpo.

Ela me fez outra pergunta se eu fico bem sozinho no meio da aglomeração de gente ouvinte. Eu respondi que sentiria como um peixe fora d'água e sentiria bem comunicando com as pessoas surdas. Ela compreendeu.

A psicologa suspirou, escreveu no papel "anorexia" e me olhou de cara séria. Disse que é a primeira vez conversando com um jovem surdo e anoréxico, e que devo fazer umas decisões e caminhos para eu sentir bem.

Fiquei sem palavras.

Ela avisou que o tempo terminou e falei que a próxima consulta pode ser a partir de dia vinte de julho, pois vou ficar na capital por duas semanas.

A mãe falou que vamos almoçar no restaurante. Eu fiz uma cara de mal-humorado, mas fomos lá. Depois de comer, eu ia levantar para banheiro, mas a mãe se levantou dizendo que vamos embora. Fiquei irritado.

A consulta foi bem tensa. Hoje foi pior dia que já tive!

11 comentários:

anoLEXIYa disse...

Ai Léo, que droga hein... To chateada pela sua mãe, estragou tudo ¬¬ Acho que se ela não falasse nada a psicóloga não ia tocar no assunto de T.A. mas fazer o que né... já foi. Anorexia, ai que medo! Nem foi comigo e já sinto como se todo o meu esforço estivesse sido jogado no lixo e eu estivesse sendo vigiada nas alimentações, exercícios, 24 h. Droga...
Boa semana Léo, forças aí (: e espero que o clima entre você e sua mãe esteja bem. Beijos.

Garota Prozac disse...

Oi... Obrigada pela força, hoje não comi nada, to sem saber o que fazer minha mente ta bem confusa. Sobre seu post, acho que da próxima vez poderia pedir pra sua mãe não entrar, vai ser melhor, eu acho =P Sempre vou sozinha mas nunca falei sobre a bulimia. Gostei muito de conversar com você no msn, quando puder entra. Beijo fica com Deus.

Face por Face disse...

Ah eu acho a ideia de fazer terapia uma boa solução. Ao contrário doke mts pensam, os psicologos podem mt bem ser nossos amigos!!! eles n nos julgam e ainda nos ajudam com as nossas dificuldades e tudo isso no sigilo total!.
Boa sorte viu?! bjus

Anônimo disse...

ainn amor, mãe estraga tudo, a minha já estragou também, foi o pior dia da minha vida, e acabou com o resto dela, agora essa psicóloga da diagnostico assim logo de cara, e você nem falou o que era de verdade. tu concordou com esse diagnóstico?
mas sabes que no fim isso pode acabar te ajudando a se sentir melhor com você mesmo, basta se empenhar e fazer as escolhas certas, torço por ti de verdade.
bjoo
adoorei sua visita.
obrigada!

Menino_ disse...

Sinceramente, eu não achei nada legal a atitude da sua mãe, mas no final das contas, foi bom.
Mais cedo ou mais tarde ela ia acabar desconfiando ou descobrindo o teu T.A., então pelo menos agora ela vai saber como lidar melhor com você.
Enfim... espero que dê tudo certo.
Sorte na vida.
amo-te.
:*

Anônimo disse...

Primeiraaa vez aki!
Que chato a situção da sua mãe, psicologo e vc!
ahhhh isso é muito chatooooo!
Mas força para continuar!
bjs!♫

Anônimo disse...

Oi Leo,

Que droga heim... Sua mãe atrapalhu sua consulta... Mas facil não será mesmo não leo.
mas pega firme e se livra desta doença maldita!!!

Bjos torço por ti minha inspiração.

ANNA SEMPRE!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANNA SEMPRE!! disse...

Olá.. É a primeira vez q posto aki..
Só passando para desejar toda força do mundo!
Sabemos (eu e vc) q isso é uma doença e o quanto nos faz mal.
Usa as palavras q a psicóloga dar para te dar força à largar esta maltida doença!
PS: UM SACO O Q SUA MÃE FEZ.. rsrs
Bjão e te adoro!!

Depressive Girl disse...

Fiquei muito alegre que vi que conseguiu contar pra ela ,ela vai te ajudar!Confia nela e conta tudo...
Eu te amo muito!
Beijos

matt disse...

No final de tudo, os psicólogos nunca sabem como ajudar a gente. Pelo menos não no começo. Precisariamos de várias sessões, e muitas terapias. Mas há um abismo muito grande entre PRECISAR largar a ana, e QUERER largar a ana. Eu sei que eu preciso me curar, porque essa doença é uma merda. Mas como posso querer isso? Ser gordo não me seduz nem um pouco.

Léo, meu amigo.
Estou aqui, de volta.
Novo blog, velho matew. Sempre ao seu lado. Fique comigo.
Grande abraço.

----

http://thecoleboy.blogspot.com/